Dicas de limpeza e conservação

Abaixo colocamos algumas dicas de limpeza e conservação em esquadrias de alumínio.

Limpeza das esquadrias

Manter as esquadrias de alumínio como novas é muito fácil. Com cuidados simples tanto no dia-a-dia quanto na limpeza, você garante a resistência do alumínio e a leveza para abrir e fechar portas e janelas.

  • Limpar as esquadrias de metal de forma simples: basta utilizar uma flanela ou um pano macio, ambos secos para evitar manchas.
  • Remover fuligem: limpe com água quente e seque com pano macio.
  • Retirar sujeira ou detritos de pássaros: lave com água e sabão de coco, enxaguando e secando;
  • Apagar manchas de tinta a óleo, graxa ou massa de vedação: passe um solvente tipo Varsol;
  • Após a limpeza é aconselhável a aplicação de uma camada de cera líquida ou removedores à base de cera.

Informações importantes

  • Nunca utilize qualquer tipo de palha de aço;
  • Não remova as massas de vedação aparentes (mastiques elásticos) aplicadas nas esquadrias e em suas junções com o revestimento externo. Essa massa de vedação não deverá ser removida em caso algum.
  • Observe atentamente as canaletas entre os trilhos das portas de correr das esquadrias de alumínio, conservando-as sempre limpas e desobstruídas, a fim de evitar que o seu entupimento, em dias de chuva, provoque retorno de água e ocasione infiltrações laterais nas portas, manchando a parte inferior das paredes.
  • Verifique periodicamente as gaxetas e fixações, procurando oferecer sempre a manutenção adequada, objetivando manter a integridade do conjunto. Em virtude do agressivo meio onde se encontram colocadas e das intensas variações térmicas a que são submetidas, as juntas entre as esquadrias e o revestimento externo, bem como a massa de vedação dos vidros, devem ser semestralmente revisadas com mastique elástico (massa de vedação) apropriado, a fim de se evitar infiltrações indesejáveis.

Conservação

Para que as esquadrias se mantenham como novas e em perfeito funcionamento é necessário que sejam observadas as seguintes recomendações:

  • Limpeza das esquadrias (guarnições de borracha e escovas) - Utilizar solução de água e detergente neutro (a 5%) com esponja ou pano macios, segundo a periodicidade abaixo: - A cada 12 meses na zona urbana ou rural; - A cada 3 meses na zona litorânea ou industrial.
  • Para conservação da pintura eletrostática pode-se utilizar cera automotiva a cada 6 meses.
  • Não utilize fórmulas detergentes que utilizem saponáceos, esponjas de aço ou qualquer outro material abrasivo.
  • Não utilize materiais ácidos ou alcalinos pois podem manchar ou tornar a pintura opaca.
  • Não utilize produtos derivados de petróleo como vaselina, removedor ou thinner. Embora o resultado imediato seja bom, os componentes destes produtos atraem partículas de poeira, criando uma superfície abrasiva, reduzindo a vida útil do acabamento da esquadria, além de ressecar borrachas e plásticos, reduzindo sua ação vedadora.

Limpeza de trilhos

As janelas e portas de correr exigem que seus trilhos inferiores sejam constantemente limpos, evitando o acúmulo de poeira que se compacta pelo movimento de abertura e fechamento, o que pode comprometer o desempenho das roldanas e exigir sua troca precoce.

Não utilize objetos cortantes ou perfurantes para a limpeza destes cantos. Prefira um pincel de cerdas macias embebido em água com detergente a 5%.

Lubrificação

Lubrificantes muitas vezes contêm ácidos e outros aditivos que podem comprometer articulações e rolamentos. Todas as articulações e roldanas trabalham com uma camada de nylon auto-lubrificante, dispensando qualquer tipo de graxa ou óleo.

TOP
Abrir bate-papo
1
Clique abaixo para iniciar uma conversa com nossos atendentes.